Agrotóxicos

Agrotóxicos

IMG_4806

Produzir orgânico é muito mais que não usar pesticida. É preservar fauna e Flora. Numa produção orgânica nós vemos natureza viva,ativa. Vemos umidade, verde, insetos polinizadores. Sempre que você avistar uma produção orgânica você encontrará uma área de preservação ambiental , pois naquela região não há químicos, produtos tóxicos, veneno. Isso deixa o solo mais úmido, atrai insetos, bichos. Em algumas localidades chega a imitar até um ambiente florestal.
Esse assunto agrotóxico não polui só o meio ambiente não. Polui nosso organismo, nossos filhos, nossa vida.
Estudos feitos com agrotóxicos constatam que os organoclorados causam problemas ambientais como alta resistência à degradação química e biológica. Além de alta solubilidade em lipídios (acumulam-se em tecidos gordurosos do organismo humano e animal, trazendo problemas principalmente no fígado)
Ele também é acusado de dizimar populações de aves e focas, atacar casca dos ovos das aves, causar câncer em seres humanos além de alterar os níveis hormonais e causar uma feminilização de animais machos. Tudo isso acontece pois é facilmente transportado pela água da chuva. Podemos ver também defeitos congênitos, infertilidade e até comprometimento das funções mentais.
Em 1970, depois da Convenção de Estocolmo foi proferido que esse tipo de agrotóxico teria o uso controlado e foi inclusive banido em alguns países. E Foi só em 2009 que ele foi proibido no Brasil. Aliás no Brasil existem agrotóxicos sendo usados que já foram proibidos no restante do mundo.
Temos mais uma pesquisa da Universidade de Mato Grosso. Foram coletadas 62 amostras de leite materno. Em 44% delas foi encontrado vestígios de agrotóxico. Isso mostra como ingerimos veneno, na maioria das vezes sem sequer nos dar conta.
1/3 dos vegetais que os brasileiros mais consomem apresentam resíduos de agrotóxicos acima do dos níveis aceitáveis. Em 2010 foi detectado 1 milhão de kg de agrotóxico no brasil, isso significa que cada brasileiro ingere até 5 kg de veneno por ano. É assustador.
Mais um estudo para comprovar como o agrotóxico intoxica o Homem . A Academia americana de Pediatria fez um estudo com mais de 1000 crianças, destas, 119 apresentavam déficit de atenção. Além de apresentarem em seus organismos organofosforado (molécula usada nos agrotóxicos) acima da média.
Ainda a produção orgânica mundial é muito pequena, mas isso pode mudar. Mas o perfil do consumidor precisa ser outro. Ele precisa buscar alimentos que não o intoxiquem, assim aumenta a procura e consequentemente a produção. Vamos salvar o mundo.
Se você já consome orgânicos, parabéns. Já é um grande passo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s