Afinal, o que são produtos orgânicos?

vegetais-diferentes-no-fundo-de-madeira_1220-4232

Olá! Hoje gostaríamos de esclarecer o que são produtos orgânicos, e quais seus diferenciais para nossa saúde e meio ambiente.

Nosso objetivo ao iniciar a produção orgânica era preservar o meio ambiente e a saúde de colaboradores e consumidores. Queríamos que todos os envolvidos na cadeia de produção e consumo tivessem uma melhor qualidade de vida. Nossa fazenda segue os fundamentos de produção orgânica há 5 anos, e atualmente estamos em processo de certificação para assegurar nossos clientes da qualidade dos nossos produtos.

Por definição um produto orgânico, seja in natura ou processado, é aquele produzido em conformidade com o sistema orgânico de produção agropecuária e industrial estabelecido pela lei 10.831, de 2003, regulamentada a partir de janeiro de 2011.

E como se dá um sistema orgânico de produção agropecuária? Todos sabem que a não utilização de agrotóxicos são premissa básica, entretanto o conceito de orgânico vai além disso.  O cultivo deve respeitar aspectos ambientais, sociais, culturais e econômicos, garantindo um sistema agropecuário sustentável.

É obrigação de um produtor orgânico cuidar para que todos os envolvidos na produção trabalhem em condições dignas, recebam assistência e tenham seus direitos respeitados. Também é importante que haja integração com outros produtores orgânicos, estimulando comércio regional dos produtos e estreitando a relação consumidor e produtor.

A agricultura orgânica não utiliza agrotóxicos, hormônios, drogas veterinárias, adubos químicos, produtos sintéticos, antibióticos ou transgênicos em qualquer fase da produção. É preciso preservar a diversidade biológica, valorizar a fauna e a flora locais, fazer uso saudável do solo, da água e do ar, evitando desperdício e contaminação e desses elementos. Através do equilíbrio do ecossistema obtemos uma planta bem nutrida e estruturada, que consequentemente fica mais resistente contra pragas e doenças.

Com todo esse cuidado temos um produto final muito mais saudável, rico em nutrientes e potente em suas propriedades naturais. O consumidor aproveita em totalidade os benefícios daquele alimento ou produto.

Um produto orgânico pode ter imperfeições, mas é mito que todo produto orgânico é obrigatoriamente menor e feio. As novas tecnologias permitem ao agricultor entregar um produto de excelente qualidade aos seus clientes, tecnologias estas que permitem inclusive produções em larga escala, como nos casos da cana-de-açúcar, café e morango.

Produzir orgânicos é estreitar os laços com a natureza. É usar os sentidos para compreender o que ela nos comunica, é respeitar a sua individualidade.

 

Fonte consultada:

http://www.agricultura.gov.br/assuntos/sustentabilidade/organicos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s