Produção sustentável- muito além do não uso de Pesticidas

A Fazenda Maria há 4 anos se transformou em produção de manejo orgânico. Quando entramos nesse universo da sustentabilidade não podíamos imaginar o quão abrangente seria trabalhar com o reaproveitamento da água da chuva, o esterco da vaca, da galinha, o não uso de agrotóxicos, o cuidado em não usar o mata mato e “n” outras atitudes e práticas . Atitudes e práticas que na verdade querem dizer: preservar o ecossistema, a fauna , a flora.

Cultivar microorganismos vivos e querer que eles façam parte da nossa terra. É querer ver as abelhas polinizando, borboletas voando, joaninhas se saboreando. Culturas diversas, dizendo não à monocultura, fazendo rodízio das olerículas, montando a compostagem com os subsídios da própria propriedade.

E aí você se vê no meio de girassóis, que além de servir como barreiras naturais contra pragas e quebra-vento, embelezam toda a propriedade, junto às árvores frutíferas de pequeno porte e aos lindos e exuberantes eucaliptos que têm a mesma função.

E descobre também que o mato não é mais inimigo, que quando ele aparece é que demos o devido descanso à terra depois de produzir um produto. E uma terra descansada consegue repor seus minerais, suas vitaminas e recuperar aos poucos seus microorganismos vivos. Depois , ainda plantamos o adubo verde para ajudar a controlar o potencial gerador da terra e aí plantamos novamente e o ciclo continua, assim como nas florestas.

E aí você observa e vê cores, olerículas misturadas, diversos tons de verdes, diversas alturas diferentes, passarinhos, grilos, abelhas, minhocas, fungos, bactérias, solo vivo, ativo , macio e percebe que produzir de forma orgânica é ter VIDA, COR, CHEIRO é preservar a NATUREZA, o ciclo natural da TERRA.
Um produto que cresce num solo sadio, cuidado, cresce mais forte, mais resistente às pragas . Por isso o produto orgânico é mais saboroso, porque ele cresce a seu tempo, dentro da sua real biologia, fortalecido e organicamente em sintonia com a natureza.

Abçs

Equipe Fazenda Maria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s