Compostagem- Sem Químicos, por favor!

Olá queridos. Depois que postamos um pouco sobre nosso processo de feitio da compostagem surgiu algumas dúvidas entre nossos seguidores.

Compostagem é uma forma de produzir adubo orgânico para nutrir a terra na qual vamos plantar produtos de forma orgânica. Ela tem o poder de transformar elementos grandes em pequenos.

Para fazer uma precisamos nos utilizar de itens (matéria orgânica) muito próximos a nós aqui da Fazenda ou mesmo dentro de casa. Galhos, folhas, restos de cultura, leite, borra de café, capim, bagaço de cana, polpa de fruta, soro de leite, troncos, casca de eucalipito….  e claro os famosos estercos, de vaca , de frango , de cavalo e a torta de mamona.

Proibido o uso de madeira invernizada, vidros, metais, óleos, tinta , couro.

A compostagem nada mais é que uma mistura desses itens que formam a matéria orgânica com o esterco , água, calcário e fósforo.

A base é feita com bambu e o topo coberto com folhas de bananeira, para evitar a entrada de muita água.

A compostagem é de extrema importância nas olericulturas orgânicas, pois nos livra da dependência do uso de fertilizantes químicos.  Além disso, ela ajuda a melhorar as condições físicas do solo (promove o arejamento), biológicas (aumenta os microorganismos) e principalmente, químicas.

Depois de montada, aguardamos entre 60 e 80 dias. Passado esse período, se reduz de forma surpreendente. Ela se torna um terço do seu início.  Assim, ela já pode ser misturada à terra para ajudar no seu preparo e receber as mudas das culturas.

Sempre pensando na cadeia biológica, no meio ambiente, na nossa saúde.

Tenham um bom dia!

Abçs

Deborah

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s