Quebra-ventos

       Vocês sabem o que são quebra-ventos? É uma técnica utilizada na agricultura e pecuária a fim de proteger um cultivo ou os animais de criação da ação do vento!

       A ação dos ventos afeta a evapotranspiração das plantas, pode quebrar galhos, derrubar flores e frutos. Além de proteger contra os ventos, os quebra-ventos influenciam na temperatura do ar e do solo, na umidade atmosférica, na evaporação da água, na umidade e nas propriedades do solo.

Eles podem ser de variadas extensões e espécies, a depender da cultura que estará sendo protegida. Podem ser árvores, arbustos, capineiras, bananeiras, milho, girassol, napiê e até mesmo cercas. Essas barreiras devem ter pelo menos o dobro da altura da cultura a ser protegida e devem ser plantadas em, no mínimo, fileira dupla a fim de evitar a entrada de jatos de vento.

Um quebra-vento bem planejado traz também benefícios secundários como:

– proteção contra pragas e doenças;

– produção de néctar e pólen para as abelhas;

– embelezamento da propriedade;

– abrigo para a fauna silvestre (no caso de quebra-ventos de árvores).

Os quebra-ventos tem importância fundamental na agricultura orgânica. Iniciamos um projeto de horta há algumas semanas em que plantamos como quebra-vento milho e girassol. Eles devem ser bem cuidados para que acompanhem todo o ciclo de produção, até a colheita dos produtos da horta.  O objetivo não é a colheita de milho e girassol, pois como serão utilizados como barreira eles estarão suscetíveis às pragas e doenças. Se o milho não estiver bom para consumo deixaremos secar e aproveitaremos as sementes para um próximo plantio.

No ano passado no plantio de tomates orgânicos nós utilizamos o milho e o girassol como quebra-ventos. Conseguimos fazer uma boa colheita de milho verde, porém as sementes de girassol foram devoradas pelas espertas maritacas!

Vamos cuidar do nosso quebra-vento com carinho, e se possível, em alguns meses teremos deliciosos milhos e saborosas sementes de girassol!

Barbarah

2 comentários sobre “Quebra-ventos

  1. CAROLINA DOMINGUES DE SOUZA REIS disse:

    Parabéns pelo trabalho da família Fazenda Maria, hoje fazendo algumas buscas de informações para iniciar uma horta aqui em Maringá no Paraná encontrei a informação que eu precisava no blog e também uma motivação para continuar o trabalho, a dedicação de vocês me inspirou hoje. Obrigada!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s