Produção Consciente

Na Fazenda Maria cuidamos de cada plantinha com muito carinho, respeitando o espaço e o tempo da natureza. Utilizamos a cadeia alimentar e meios não artificiais para eliminarmos pragas e doenças. Os nutrientes fundamentais para o desenvolvimento de uma planta estão todos disponíveis na natureza, basta aprendermos a transformá-los e torná-los disponíveis para elas. Tal sabedoria dispensa a compra de inúmeros insumos disponíveis no mercado.

Por exemplo, em uma infestação por lesmas existem algumas opções de biocontrole. Vou compartilhar com vocês a que demonstra mais resultado aqui para nós.

Divida um chuchu (elas amam esse legume!) em quatro partes e salpique sal em cada uma delas. No final do dia coloque estes pedaços em pontos estratégicos da sua horta, aqueles em que você já viu uma lesma rondando. Uma dica: elas têm preferência pelos pontos mais úmidos e sombreados. No dia seguinte, logo pela manhã, vá correndo conferir. Você encontrará algumas delas sobre o chuchu, algumas vivas outras não. Retire todas elas com o uso de uma luva ou instrumento, coloque em uma lata de alumínio junto com alguns pedacinhos de jornal, coloque fogo e guarde as cinzas! Nunca pise em uma lesma, ao fazer isso você estará liberando muitos dos seus ovos na terra e só auxiliando na sua proliferação.

Faça esse procedimento todos os dias, até que você não encontre mais nenhuma pela manhã. Semanalmente junte água nas cinzas e pulverize na sua horta, o cheiro irá repelir a aproximação de novas lesmas. Repita o ciclo sempre que encontrar uma delas nas suas plantinhas, pois elas se reproduzem rapidamente.

É mais fácil ir na loja e comprar uma isca de metaldeído, o mais comum tratamento antilesmas? Sim, mas você corre o risco de contaminar seus animais de estimação e os alimentos da sua horta, pois o veneno acaba sendo absorvido pela terra e então pelas plantas.

A melhor parte de fazer o uso do biocontrole é que você acaba se aproximando da sua horta. Se você nunca utilizou nenhuma dessas ferramentas faça a experiência e vai perceber como sua relação com suas plantinhas vai mudar; ficamos mais sensíveis aos seus recados: sim, elas nos contam diariamente como estão, basta estarmos atentos!

Barbarah

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s